segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Profissional Virtual

  Todos sabemos que o mercado de desenvolvimento web está saturado de empresas e freelancers aventureiros, mas é possível se estabelecer como freelancer se o seu trabalho é de qualidade, empresas e freelances aventureiros não conseguem suprir as necessidades dos clientes a longo prazo, e  com o passar do tempo o próprio mercado vai eliminando estes indivíduos da concorrência deixando para eles apenas os amigos e parentes como cliente .
 Por outro lado, em uma empresa de pequeno porte com  seus chefes formados em  cursos de motivação profissional preferem  pessoas em inicio de formação para molda-lo com papos do tipo: "Tem de ter atitude", mas com o passar do tempo este profissional agora com mais esperiencia percebe que esta sendo sugado e manipulado e toma uma atitude contra a empresa e a seu favor, e se torna um rebelde .
Ser fiel a uma empresa não é tão assustador quando o salário oferecido é compatível com o mercado e com a carga de responsabilidade assumida. A realidade que nos cerca é de empresas enxutas, que sobrecarregam seus funcionários, quase sempre lideradas por pessoas despreparadas, onde o amadorismo e o “jeitinho” são a única lei.
 Este fato é uma constante no mercado, fatores como ambiente de trabalho, perspectivas profissionais( pessoais e da empresa) , e salário  parecem ser a linha divisória entre o freelancer  eo trabalho em empresas, contudo digo que ser freelancer é muito mais complicado, exige organização, diciplina, estudo, marketing pessoal,conhecimentos administrativos , enquanto em uma empresa você apenas executa os projetos.
  Mesmo assim prefiro a liberdade e a guerra de um freelancer , que pode decidir em que projetos quer participar, e não ter que mudar um projeto toda semana porque seu chefe ouviu do primo rico que desenvolveu um software que vende geladeira para esquimo e  via web e emite NFE , desenvolvido  isso em uma semana .

Nenhum comentário:

Postar um comentário