Se você está pensando em entrar ou já entrou (com ou sem pensar) no e-commerce, espero que esteja entendendo a essência desse negócio para poder vencer.
Depois de muitos erros e acertos, estamos chegando à essência do e-commerce, que vai muito além do "vender pela internet".
E-commerce trata, principalmente, de prestação de serviços. Ao vender por uma loja virtual, você está vendendo essencialmente serviços de entrega e atendimento atrelados a um sonho de consumo, uma expectativa que ainda não se materializou.
Quando chega aquele momento em que um cliente precisa passar a mão no telefone para tirar uma dúvida ou quando ele recebe o tão esperado pacote com seu pedido, aí é que seu negócio, até então virtual, se materializou.
Quando seu e-commerce fica "vivinho da silva" na percepção do seu cliente, chegou a hora da verdade!
Aí, caro amigo e querida amiga, de nada valerá os muitos reais gastos em marketing, o layout bacana, as descrições bem sacadas, as fotos vendedoras... O que valerá é como o serviço será prestado.
Não à toa, o slogan da Zappos.com, a gigante dos calçados pela internet, é: "Powered by Service". Essa ideia está tão impregnada no coração deles, que o seu presidente diz: "Somos uma empresa de serviços que, por um acaso, vende calçados". Nada mal... Esse é o espírito.
Servir é melhor que ser servido, já dizia um grande mestre... No e-commerce, essa máxima é o que diferencia a loja virtual que vence, daquela que não sobreviverá pra contar história.
Vamos fazer como toda boa padaria já faz há anos: servir bem para servir sempre. E pão quentinho à toda hora...
Por: Rodrigo Maruxo Peres
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